Pular para o conteúdo

5 irregularidades no CPF que podem causar impactos na vida do cidadão

  • por
cpf

O CPF é essencial para a realização de diversas atividades cotidianas no Brasi, como abertura de conta bancária, participação em concursos públicos, venda de imóveis, emissão de passaporte e contratação de empréstimos. No entanto, segundo a Instrução Normativa da Receita Federal, há cinco situações principais em que o CPF pode ser considerado irregular: pendente de regularização, suspenso, cancelado, nulo e de titular falecido.

A primeira e mais comum é quando o CPF está pendente de regularização. “Esta situação ocorre geralmente pela falta de entrega da Declaração de Imposto de Renda ou da Declaração de Saída Definitiva do País, quando obrigatórias. A regularização se dá mediante a entrega das declarações pendentes”, explica Dr. Josemar Kloster, advogado especialista em direito tributário e sócio do escritório Jorge Ponsoni Anorozo & Advogados Associados.

No caso de suspensão, a regularização é simples: basta que o titular do CPF solicite a atualização de seus dados cadastrais junto à Receita Federal, corrigindo as informações inconsistentes. Já para CPF cancelado, o processo pode ser um pouco mais complexo. “O cancelamento do CPF pode acontecer por diversos motivos, incluindo a multiplicidade de inscrições ou por decisão judicial. Nestes casos, haverá a necessidade de processos administrativos ou legais para a reativação do CPF cancelado”, aponta.

A declaração de nulidade do CPF acontece quando se verifica fraude na inscrição do documento. “A regularização dessa situação envolve o afastamento da ocorrência de fraude e a solicitação de reestabelecimento do CPF junto à Receita Federal, seguindo pode receber a anotação “titular falecido”, uma vez que esse é automaticamente cancelado após a comunicação de óbito. Neste caso, não há possibilidade de regularização, pois a inscrição é encerrada definitivamente.

“Embora a resolução das irregularidades seja, na maioria das vezes, um processo simples, é fundamental que os cidadãos estejam atentos à sua situação cadastral para evitar transtornos maiores. A Receita Federal oferece serviços online para consulta e regularização do CPF, facilitando a resolução de pendências de forma prática e eficiente”, complementa Dr. Josemar Kloster.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.