Pular para o conteúdo

Aprovação de arcabouço fiscal faz Ibovespa abrir em alta nesta quarta (23)

Bolsa

O mercado financeiro brasileiro iniciou o dia com um cenário de otimismo, refletindo mais uma vez nas altas do Ibovespa, que registrou um valor de 116.753,06 pontos, representando uma valorização de +0,51% em relação ao fechamento anterior.

O principal fator impulsionador dessa tendência é a tramitação no Congresso Nacional do arcabouço fiscal, que engloba diversas medidas voltadas para a recuperação econômica e o equilíbrio das contas públicas.

A tramitação foi votada na Câmara dos Deputados e segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no momento, encontra-se na África do Sul para participar de um encontro do grupo de países do Brics.

Lula aproveitou a oportunidade para reafirmar sua defesa pela criação de uma moeda comum entre os países do bloco. Essa ideia tem gerado discussões e análises, visto que uma moeda compartilhada poderia ter impactos significativos nas economias das nações envolvidas.

O que é arcabouço fiscal?

O termo tem a ver com um conjunto de medidas, regras, leis e políticas relacionadas às finanças públicas de um país. Esse conjunto abrange uma variedade de instrumentos legais, políticos e econômicos, como política tributária, gestão da dívida pública, regras de controle fiscal, transparência e prestação de contas e políticas de estabilização econômica.

Para essas e outras notícias, continua acessando o Poupe e Invista.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.