O mercado financeiro brasileiro iniciou o dia com um cenário de otimismo, refletindo mais uma vez nas altas do Ibovespa, que registrou um valor de 116.753,06 pontos, representando uma valorização de +0,51% em relação ao fechamento anterior.
O principal fator impulsionador dessa tendência é a tramitação no Congresso Nacional do arcabouço fiscal, que engloba diversas medidas voltadas para a recuperação econômica e o equilíbrio das contas públicas.
A tramitação foi votada na Câmara dos Deputados e segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, no momento, encontra-se na África do Sul para participar de um encontro do grupo de países do Brics.
Lula aproveitou a oportunidade para reafirmar sua defesa pela criação de uma moeda comum entre os países do bloco. Essa ideia tem gerado discussões e análises, visto que uma moeda compartilhada poderia ter impactos significativos nas economias das nações envolvidas.
O que é arcabouço fiscal?
O termo tem a ver com um conjunto de medidas, regras, leis e políticas relacionadas às finanças públicas de um país. Esse conjunto abrange uma variedade de instrumentos legais, políticos e econômicos, como política tributária, gestão da dívida pública, regras de controle fiscal, transparência e prestação de contas e políticas de estabilização econômica.
Para essas e outras notícias, continua acessando o Poupe e Invista.