Pular para o conteúdo

Com crescimento contínuo atacarejo se torna opção favorita dos brasileiros

  • por
supermercado

O modelo de atacarejo, que combina as características de atacado e varejo, tem se consolidado cada vez mais como escolha dos brasileiros. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a modalidade é hoje responsável por 68% da receita operacional líquida do comércio atacadista, sendo predominante em todo o país.

Essa ação, que já vem se desenhando nos últimos anos no setor, ganhou ainda mais força com a busca por economia e otimização das compras de itens variados em um único local, como explica o especialista em marketing e sócio-fundador da rede Flex Atacarejo, Amílcar Pavan. “Percebemos que o consumidor está mais consciente e buscando maneiras de fazer o dinheiro render. O atacarejo surge como uma solução para quem deseja comprar em maior quantidade e variedade de marcas tanto em produtos alimentícios quanto em itens de higiene e limpeza,” comenta o especialista.

O crescimento contínuo do atacarejo no Brasil sinaliza uma mudança estrutural no mercado. Com a combinação de economia e variedades o modelo não só atrai consumidores de diferentes perfis, mas também se firma como um importante player no cenário varejista brasileiro.

Um dos fatores que tem contribuído diretamente para a popularização do segmento é a conveniência. O brasileiro passou a valorizar a praticidade de poder encontrar, em um único lugar, grande número de produtos, típicos de atacado e também itens menores, característicos do varejo. “Essa flexibilidade permite que pequenos comerciantes, como donos de bares e restaurantes, além dos consumidores finais, encontrem tudo o que precisam em um único lugar, sem recorrer a diferentes estabelecimentos. Implementamos em nossa rede soluções como açougue, padaria e adega, com uma seleção de produtos importados, típicos em redes de varejo, que passaram a atender muito bem às necessidades dos nossos clientes. A variedade do mix de produtos oferecidos nesses setores facilita a vida do cliente, que antes precisava ir a três estabelecimentos diferentes e agora encontra tudo em apenas uma loja,” acrescenta Amílcar Pavan.

Observando essa mudança no comportamento de consumo, podemos afirmar que a busca por esse comércio não é apenas uma tendência, mas sim um hábito que veio para ficar. O setor segue investindo na ampliação do mix de produtos e na qualidade do atendimento, proporcionando aos consumidores uma experiência de compra mais completa e prática. O futuro do varejo no Brasil caminha para a consolidação desse formato, que já demonstra um impacto significativo no mercado.

Sobre o Flex Atacarejo

O Grupo Flex, surgiu em 1995 na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, a princípio, atuando no formato de Supermercado, com a bandeira ASP Supermercados. Em 2016, após um estudo feito pelos sócios, foi consolidado o Flex Atacarejo, com o objetivo de atender tanto às famílias, quanto pequenos empreendedores, que buscam preços de atacado, amplo sortimento e bom atendimento.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.