A Disney é mais do que uma gigante do entretenimento. Ao longo das décadas, a empresa vem se destacando como um modelo exemplar de gestão e liderança, criando novas tendências nos ecossistemas de mídia e diversão. As estratégias e filosofias implementadas pelo conglomerado oferecem lições valiosas para empresários que desejam impulsionar seus negócios e alcançar novos patamares de sucesso.
E é por isso queSamuel Pereira, fundador daSDA Holdinge especialista em audiência e posicionamento, escolheu os parques da Disney para guiar empreendedores interessados em olhar por trás da cortina. Eles irão descobrir o que a empresa faz de forma única para garantir seu lugar como uma das marcas mais valiosas do mundo. Na próxima semana, ele guiará um grupo seleto de empresários em uma visita pelos bastidores dos parques temáticos e proporcionando imersões sobre experiência do cliente, encantamento e processos.
Para o empresário, não é difícil entender o motivo da escolha. “A Disney é mais do que uma empresa de entretenimento, estamos falando de um exemplo de sucesso empresarial e liderança. As estratégias e práticas implementadas pela marca podem servir como lições valiosas para empresários que desejam melhorar a dinâmica e o desempenho de suas equipes”, pontua.
E as lições são muitas, a começar pelo homem cujos sonhos inspiraram toda essa jornada. Walt Disney tinha um objetivo claro, que era o de criar um mundo de fantasia que encantasse e inspirasse pessoas de todas as idades. Essa visão guiou um propósito desde o início, servindo como norte para todos os colaboradores e unindo-os em um objetivo comum.
Para os empresários, a mensagem é articular uma visão inspiradora e compartilhada. “Defina claramente a missão, os valores e os objetivos da sua empresa, garantindo que todos os membros da equipe estejam alinhados e motivados para alcançar um mesmo propósito. Além disso, é preciso adotar uma comunicação clara, utilizando diferentes canais para transmitir a visão da empresa de forma inspiradora. Esse movimento é capaz de criar um senso de pertencimento e engajamento entre os colaboradores”, declara Samuel Pereira.
Vale lembrar que a inovação é a alma da Disney. Desde os primeiros filmes animados até as atrações tecnológicas dos parques temáticos, a empresa sempre buscou navegar por mares desconhecidos, surpreendendo o público com novas ideias e experiências. “É preciso criar um ambiente propício para que novas ideias floresçam, permitindo que os colaboradores explorem diferentes soluções e testem novas abordagens. Os empresários devem estar atentos às tendências do mercado e às necessidades dos clientes, adaptando-se às mudanças com agilidade e buscando novas oportunidades de crescimento”, sugere o especialista.
A meticulosa atenção aos detalhes e a busca pela excelência em tudo o que se propõe a fazer são marcas registradas da Disney. Cada aspecto, desde a produção de um filme até a experiência do cliente nos parques, é cuidadosamente lapidado para brilhar com excelência. “Por essa razão, é importante garantir que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade, superando as expectativas dos clientes”, afirma.
Para Samuel, essa filosofia mostra que é importante compreender as necessidades, desejos e expectativas do público. “Um empreendedor deve ir além do básico, surpreendendo seus clientes com experiências memoráveis, tornando-os verdadeiros fãs e admiradores da marca”, exemplifica Pereira.
Segundo o especialista, a Disney reconhece que uma equipe bem treinada e motivada é essencial para o sucesso a longo prazo. “A empresa investe significativamente no desenvolvimento de seus colaboradores, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento”, pontua.
Pereira acredita que essas são as principais lições oferecidas pela Disney ao longo dos anos:
- Contar com uma visão clara e bem definida da missão e dos objetivos da empresa;
- Proporcionar um ambiente que promova novas ideias e soluções criativas;
- Priorizar a excelência, garantindo que as expectativas dos clientes sejam superadas;
- Conhecer o público-alvo, os surpreendendo e encantando com experiências memoráveis;
- Investir no aprendizado e no crescimento contínuo dos colaboradores.
Para o fundador da SDA, as lições aprendidas com a Disney servem como um mapa do tesouro para o sucesso empresarial. “Ao implementar os princípios adotados pela marca, é possível transformar um negócio em um reino próspero para empresários e inspirador para os consumidores”, finaliza.
Sobre Samuel Pereira
Fundador da SDA Holding com ramificações como SDA Educacional, Eventos e Launch, destaca-se no mercado digital há mais de 10 anos. Vencedor do Big Idea Little Chair do Yahoo! e do Prêmio Jovem Brasileiro, criou mais de 60 sites e acumula mais de 200 milhões de visualizações e 1 milhão de seguidores. Co-autor de “Negócios Digitais” e autor de best-sellers na Amazon.