O cinema já lidou com diversos temas, não é mesmo? E é uma arte que, além de entreter, também questiona e coloca diversos tabus em pauta. E hoje, vamos trazer para você, uma dica de 5 filmes sobre mercado financeiro para assistir. Alguns mais polêmicos que outros, mas todos com pitadas interessantes para que entenda um pouco deste universo.
Mas antes, vamos fazer um panorama geral sobre essa nomenclatura tão falada nos dias de hoje. Vem com a gente!
O que é mercado financeiro?
O mercado financeiro é um ambiente onde ocorre a negociação de ações, títulos, moedas, commodities e derivativos. Há uma ampla gama de atividades relacionadas à captação, investimento e gerenciamento de recursos financeiros e, ao mesmo tempo, ele desempenha um papel crucial na economia, permitindo que empresas, governos e indivíduos obtenham financiamento, gerenciem riscos e realizem investimentos.
Existem dois principais segmentos no mercado financeiro:
- Mercado de Capitais: onde os investidores compram e vendem títulos como ações e títulos de dívida emitidos por empresas e governos. Desta forma, as marcas ali presentes podem levantar capital vendendo ações, enquanto o mercado de títulos de dívida permite que entidades emitam títulos para captar recursos em troca do pagamento de juros aos investidores.
- Mercado Monetário: neste caso, falamos da negociação de instrumentos de curto prazo, como certificados de depósito, títulos do governo de curto prazo e títulos do mercado de dinheiro.
E não para por aí, já que o mercado financeiro pode ser primário, quando envolve a emissão e distribuição inicial de novos títulos, que são vendidos pela primeira vez aos investidores e secundário, quando os títulos já emitidos são negociados entre investidores. É nesse mercado que a maior parte das negociações ocorre após a emissão inicial.
5 filmes sobre mercado financeiro para assistir
Confira a lista de filmes sobre mercado financeiro que você não pode perder:
O Lobo de Wall Street (2013): Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo diCaprio e Margot Robbie, é baseado na história real de Jordan Belfort. Este cidadão foi um corretor de ações que construiu um império financeiro com atitudes pouco éticas. Dá um panorama da mentalidade dos investidores e de como existe uma linha tênue entre o poder e o fracasso;
Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011): Este drama, que também conta com um elenco estelar, mostra as ações de uma empresa de investimentos durante a crise financeira de 2008, explorando a tomada de decisões críticas em um ambiente de alta pressão. Não só investidores, mas todos os economistas e empreendedores deveriam conferi-lo;
A Grande Aposta (2015): Este é um filme difícil, pois utiliza termos pouco vistos em nosso dia a dia. Fala sobre os eventos que levaram à crise financeira de 2008, seguindo um grupo de investidores que previu a bolha imobiliária e buscou lucrar com a crise;
Trabalho Interno (2010): Talvez este seja o menos conhecido da lista. É um documentário que venceu o Oscar na categoria e que examina as causas da crise financeira de 2008 (olha ela de novo aí), destacando a negligência e a ganância que contribuíram para a recessão global;
Roubo nas Alturas (2011): Uma comédia para aliviar a tensão. O roteiro segue um grupo de trabalhadores de um prédio em Nova York que planeja roubar um fundo de pensão corporativo depois de serem enganados por um executivo corrupto.