Pular para o conteúdo

Projeção do PIB Brasileiro Sobem e Inflação Mantém Estimativa para 2023

  • por
dinheiro real

Em novas projeções reveladas nesta segunda-feira (18) pelo Ministério da Fazenda, a Secretaria de Política Econômica (SPE) ajustou sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5% para 3,2% para o ano de 2023. O ajuste reflete o crescimento do PIB no segundo trimestre, a elevação da safra, além da expectativa de resultados positivos no terceiro trimestre e a possível recuperação da economia chinesa no quarto trimestre.

A revisão das projeções apresentou melhorias em todos os setores. A estimativa para o setor agropecuário aumentou de 13,2% para 14%. A indústria teve um salto de 0,8% para 1,5%, enquanto os serviços avançaram de 1,7% para 2,5%. Entretanto, a previsão de crescimento para 2024 permanece em 2,3%.

O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, destacou que as estimativas do Ministério da Fazenda têm se alinhado com as projeções do mercado financeiro, refletindo uma visão positiva sobre a economia brasileira.

No que diz respeito à inflação, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) permanece em 4,85%, um valor acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3,25%. A projeção para 2024 avançou levemente, de 3,3% para 3,4%. A SPE também observou que o aumento nos preços dos combustíveis tem sido equilibrado pela queda nos preços dos alimentos e serviços de alimentação doméstica.

Em relação ao panorama para 2024, apesar de uma possível desaceleração econômica, o documento da SPE aponta que as perspectivas estão melhorando. O setor agropecuário, que tem sido um pilar do crescimento econômico em 2023, deverá desacelerar no próximo ano devido à repercussão da supersafra atual. Contudo, outros setores como indústria e serviços apresentam perspectivas mais otimistas para 2024, com várias medidas de estímulo e apoio à economia previstas.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.