Pular para o conteúdo

Reforma tributária e bolsa de valores: especialista explica sobre potencialização do setor

  • por
graficos

Em meio a um cenário de expectativas e análises, a nova etapa da reforma tributária no Brasil aparece como um marco de transformação, trazendo consigo mudanças significativas que prometem redefinir o panorama econômico do país.


Sob a proposta de simplificar o sistema tributário e corrigir distorções, a reforma visa extinguir os cinco principais tributos sobre o consumo – IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS – e instituir um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) federal e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) estadual e municipal, além de um Imposto Seletivo Federal.


As implicações dessas mudanças refletem diversos setores da economia, incluindo o mercado de capitais. Embora ainda não haja estudos específicos sobre os impactos por setor, a simplificação tributária e a potencial redução de litígios prometem criar um ambiente de negócios mais previsível e menos oneroso.


Robson Freitas, Diretor Executivo da NTW Contabilidade Magé, rede de franquias contábeis explica que empresas listadas na Bolsa de Valores podem ser beneficiadas pela redução da complexidade e dos custos operacionais, especialmente no longo prazo, quando as novas regras estiverem plenamente implementadas.


A reforma, embora almeje simplificar o sistema tributário, não prevê necessariamente uma redução da carga fiscal, o que poderia verdadeiramente fortalecer a competitividade e a lucratividade das empresas brasileiras. O período de transição para o novo modelo também pode acarretar aumento de custos com atualização e cumprimento de obrigações tributárias acessórias.


Apesar dos desafios iminentes, a reforma tributária oferece oportunidades palpáveis. A simplificação do regime fiscal e a possível redução da carga tributária sobre o consumo podem melhorar a competitividade das empresas, repercutindo positivamente no mercado de ações. Entretanto, a adaptação ao novo sistema e a compreensão das novas normas e regulamentos representam obstáculos a serem enfrentados.


A influência da reforma tributária nas estratégias de investimento é inegável. A atratividade de diferentes setores pode ser afetada pela forma como as mudanças tributárias impactam os custos e a rentabilidade das empresas.


Nesse sentido, fundos de investimento e gestores de carteira serão submetidos a reavaliar suas posições e estratégias para se adaptarem ao novo ambiente tributário, principalmente no médio e longo prazo.


Embora projeções específicas ainda não estejam disponíveis, a reforma tributária, ao alinhar o sistema brasileiro com as melhores práticas internacionais e ao buscar reduzir custos e complexidades, tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico.


‘’Tal cenário poderia favorecer o desempenho do mercado de ações, melhorando o ambiente de negócios e fortalecendo a confiança dos investidores. A aspiração de trazer um pouco do modelo europeu de IVA para o Brasil visa não somente simplificar os impostos, mas também atrair investimentos estrangeiros, consolidando a posição do mercado nacional no contexto global’’, finaliza Robson.

Sobre a NTW

A NTW Contabilidade e Gestão Empresarial é a maior e mais premiada rede contábil da América Latina. A rede de franquias de contabilidade nasceu em 2010, e nesse período passou a desenvolver a atividade da prestação de serviços contábeis e financeiros para empresas dos mais diversos segmentos e portes. Foi chancelada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) com o Selo de Excelência em Franchising entre 2015 a 2023.

Oferece aos empreendedores e gestores, uma marca forte, network, treinamento continuado, apoio na captação de clientes, portfólio com mais de 60 serviços, sistemas de gestão e relacionamento com clientes, sistemas para clientes, planejamento sucessório, parceria com os principais players de contábeis do mercado, formação em gestão, que propicia um crescimento mais rápido e aumento das margens de lucro

A Rede de Franquias NTW conta, atualmente, com Unidades em todo Brasil, na África e Portugal.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.