Pular para o conteúdo

SELIC: Banco Central decreta nova queda nos Juros Básicos para 12,75% ao Ano

  • por
taxa-selic-juros-bolsa

O Banco Central, através de seu Comitê de Política Monetária (Copom), anunciou nesta quarta-feira (20) uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, levando os juros básicos da economia para 12,75% ao ano. Esta é a segunda vez no semestre que o BC faz um corte, refletindo o comportamento dos preços e a estratégia de convergência da inflação para as metas estabelecidas para 2024 e 2025.

Os analistas financeiros já previam esta decisão. O Copom, em seu comunicado, sinalizou que continuará a promover reduções com esta magnitude nos próximos encontros, embora não tenha detalhado sua estratégia para o início do próximo ano.

A trajetória da Selic foi turbulenta nos últimos tempos. Entre março de 2021 e agosto de 2022, o juro básico foi elevado por 12 vezes consecutivas, culminando em uma taxa de 13,75% ao ano, mantida assim por um ano. Antes disso, o índice havia atingido seu patamar histórico mais baixo, de 2%, em resposta aos desafios econômicos impostos pela pandemia de covid-19.

O principal instrumento do BC para controlar a inflação, medida pelo IPCA, é a Selic. Em agosto, o IPCA registrou 0,23% e acumulou 3,23% em 12 meses. Apesar de uma breve queda no início do ano, o indicador voltou a crescer na segunda metade, mas essa tendência era antecipada por economistas.

De olho no futuro, o Relatório de Inflação do Banco Central projeta que o IPCA fechará 2023 em 5%. Por outro lado, a pesquisa semanal boletim Focus indica que a inflação oficial encerrará o ano em 4,86%.

A recente redução na Selic busca favorecer a economia. Com juros mais baixos, o crédito se torna mais acessível, incentivando a produção e o consumo. O mercado, com vistas ao PIB, projeta uma expansão econômica de 2,89% em 2023, mais otimista que a projeção do BC, que é de 2%.

Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Poupe e Invista não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.